O autarca de Rande fez ouvir a sua voz
na Assembleia Municipal contra
as propostas do Plano e Orçamento,
que foram chumbadas pela Oposição.
Depois de analisar a documentação que me foi remetida e reflectir sobre as propostas apresentadas no que diz rspeito às Grandes Opções do Plano para 2008/2011, bem como o Orçamento para 2008, concluí que vamos ter, mais uma vez, uma mão cheia de nada. Senão vejamos:
1. Não obstante a Srª Presidente fazer um resumo das prioridades para 2008, no que respeita ao Desenvolvimento económico, Formação e Qualificação, Educação, Saúde, Estradas, Odenamento do Território, Ambiente, Qualificação Urbana, Segurança, Acção Social, Cultura, Desporto, etc..., verificamos que o desemprego continua a ser factor negativo no nosso concelho, nomeadamente no sector do calçado, que é a sobrevivência, na sua maioria, da população de Felgueiras.
Na educação, e particularizando as escolas EB 2,3 (que rebentam pelas costuras), bem como as centenas de crianças que se deslocam, quilómetros e quilómetros,, devido a insuficiência das mesmas.
"A Sr.ª Presidente disse na Casa do Povo da Longra em
campanha eleitoral: "Vou fazer da Longra uma
vila moderna". E até hoje o que fez? Foi anular um
contrato escrito para a construção de um
parque de estacionamento".
Continuamos a ver verbas inscritas para tapar olhos, a não serem atribuídas verbas do Poder Central. Não acredito que a Câmara Municipal tenha como prioritário a sua constução em detrimento de outros projectos megalómanos.
No que diz respeito à rede viária, é certo que melhoramos nos acessos ao concelho de Felgueiras, e, não fossem os mesmos tão demorados, a crise no Conselho não teria as dimensões de hoje. No entanto, quando me lembro da célebre frase da Sr.ª Presidente, muitas vezes repetida "todos de pé enxuto até suas casas", é necessário lembrar que ainda há quem chegue a casa com os pés molhados.
Em relação ao PDM, lembro, só por lembrar, pois da forma célere que o mesmo está a ser trabalhado, não acredito que seja para este mandato. No entanto, quero alertar que a sua aprovação não depende só da Sr. ª Presidente, pelo que seria bom auscultar os Presidentes de Junta, bem como os cidadãos que directamente possam ser lesados pelo mesmo.
Sobre ambiente, lamento que em relação a outros concelhos vizinhos, nós Felgueirenses, continuemos na mesma, ou seja na cauda do pelotão. É bom lembrar que a água e saneamento básico são fundamentais para a qualidade de vida das pessoas.
Em reunião com os Presidentes de Junta, o mesmo assunto foi abordado pela Sr.ª Presidente, que de forma elucidativa, disse: "É o que tenho para protocolar convosco". Ora, a água, bem como o saneamento, são competências da Câmara Municipal e não das Juntas de Freguesia. Não é justo que as Juntas de Freguesia, com todas as dificuldades acrescidas, ainda tenham que ajudar a Câmara Municipal a cumprir com as suas promessas ao eleitorado.
Falando de Qualificação Urbana, é bom lembrar, Sr. ª Presidente, que existem 4 e não 3 Centros Urbanos. É de lamentar que 5 anos passaram, e na Vila da Longra não tenha havido uma única intervenção da Câmara Municipal. Convêm lembrar que a Sr.ª Presidente disse na Casa do Povo da Longra em campanha eleitoral: "vou fazer da Longra uma vila moderna". E até hoje o que fez? Foi anular um contrato escrito para a construção de um parque de estacionamento. As pessoas não esquecem, Sr.ª Presidente.
No desporto, é prioridade da Sr. ª Presidente a construção de mais Polidesportivos em algumas freguesias. Espero que oo mesmo não passe apenas de boas intenções, pois é de lamentar que os jovens em algumas freguesias, incluindo a minha, não tenham um espaço para a prática do desporto. No entanto, é de lamentar mais ainda, que se gaste tanto dinheiro em eventos desportivos, quando o mesmo poderia ser aproveitado para a construção de esses equipamentos.
Às Juntas de Freguesia, a Câmara Municipal pede apoio para a realização dos seus eventos. Por outro lado as Juntas de Freguesia, quando questionam a Câmara sobre qualquer assunto, não obtêm qualquer resposta, sendo tratadas com um desprezo nunca visto.
- É necessário ,Sr.ª Presidente, o intercâmbio entre Câmara Municipal e Juntas de Freguesia.
- É necessário ouvir os Presidentes de Junta e saber das carências das freguesias.
- É necessário dotar as freguesias de equipamentos necessários, evitando, assim, a saida das pessoas para outros concelhos vizinhos, em especial os jovens.
- É necessário apoiar as Associações, bem como outras colectividades desportivas do concelho, de forma a garantir a sua continuidade etc.
- Como Presidente de Junta, e não descurando as obras que se fazem no concelho, porque é o meu concelho, tenho a obrigação e o dever de reclamar os equipamentos necessários para a população de Rande, já que os mesmos proporcionariam melhor qualidade de vida para todos da minha freguesia.
Assim, como não vejo nada neste orçamento de interese para o concelho, a não ser obras que não passam de projectos caros para o Municipio; e, como não vejo rubricas para equipamentos na minha freguesia, tirando o saneamento e água (que, repito, é da competência da Câmara Municipal), vou votar contra estes 2 pontos da ordem do dia.
Grupo Parlamentar do PSD
Vitor Pedro da Costa Ribeiro
Vitor Pedro da Costa Ribeiro
Presidente da Junta de Freguesia de Rande.