
CERIMÓNIA DE ENTREGA DE PRÉMIOS E MENÇÕES HONROSAS
Domingo, 16 horas, nas antigas instalações da "Metalúrgica da Longra", durante a Feira Popular e Tradicional da Vila da Longra
Entrega de prémios e de menções honrosas
Pode-se dizer, com inteira verdade e congratulação, que foi um assinalável êxito a adesão das crianças do Ensino Básico do concelho ao Concurso Infanto-Juvenil de Escrita Criativa e de Poesia Fausto Quintas (2008). Ao todo, contam-se 88 produções, quase todas elas de boa qualidade, pelo que tornou difícil a escolha dos premiados - do 1.º ao 5.º lugares em cada escalão (A e B). O importante foi a participação de todos os concorrentes e mais imperioso se torna dar continuidade a este projecto, em edições anuais.
O júri reuniu-se na passada quinta-feira, no Salão Nobre da Casa do Povo, e, de facto, só ao final de vários horas de repetida apreciação é que foram escolhidos os premiados e as crianças a quem vai ser conferido diploma de Menção Honrosa. A cerimónia de entrega, por imperativos de agenda, foi alterada para este domingo, pelas 16 horas, nas antigas instalações da "Metalúrgica da Longra". Todos os meninos foram avisados pelas mais diversas formas a apresentarem-se no evento de entrega.
Fez todo o sentido escolher para presidente do júri o Dr. Fausto Quintas, patrono homenageado do concurso, professor e escritor, principalmente na área da Literatura Infantil. Em 1980, a então Secretaria de Estado da Cultura atribui-lhe o 1.º prémio num concurso literário, com a obra "Os Meninos e os Palhaços", que é uma peça de teatro infantil que, ainda hoje e cada vez mais, percorre o país de lés-a-lés, em representações das mais diversas companhias de teatro. Fausto Quintas chegou a ser publicado pela extinta e bem conhecida Moraes Editora; mais tarde pela Gaia Livro (que hoje pertence ao recente grupo editorial Leya, administrada por Paes Amaral); e, entre outras editoras, ultimamente, pela Papiro. Os outros dois elementos do júri são José Carlos Pereira, escritor, jornalista e colaborador da Casa do Povo da Longra, e Cristiana Rodrigues, actriz, encenadora, professora e também colaboradora da associação.
Domingo apareçam!