domingo, 11 de maio de 2008

Morte de um amigo da Longra

É com tristeza que recebemos a notícia da morte do Sr. Fonseca, proprietário de "O Jornal da Lixa", facto que nos foi transmitido, por via e-mail, pelo seu filho Dr. José Rui Guimarães Fonseca, Digníssimo Director do Jornal.

O Sr. Fonseca - de nome completo, António Vasco Ferreira da Fonseca - era pessoa das nossas relações, um amigo pessoal, e, por outro lado, um grande Amigo da Vila da Longra, porquanto, com poderes de decisão na direcção do Jornal, nunca se coibiu de publicar todos os acontecimentos desta região, grandes ou pequenos, contribuindo, assim desta forma, para o engradecimento desta Terra, tendo sido a elevação da mesma à categoria de Vila um dos pontos culminares dessa abnegada contribuição jornalística. Prova evidente de que não se torna exigível ser-se natural e/ou residente na Vila da Longra para ser amigo desta região. E o Sr. Fonseca, natural de Friande e residente há muitos anos na Lixa, foi, ao longo de sempre, um bom Amigo da Longra.

Recorde-se que "O Jornal da Lixa" deu o seu apoio institucional à Homenagem Nacional ao Padre Luís Rodrigues realizada pela e na Casa do Povo há um ano - em 1 de Julho de 2007. Aproveitamos para testemunhar o carinho que tinha pelas gentes desta Terra: por exemplo, o ano passado, aquando das comemorações do IV aniversário da Vila da Longra, emocionou-se, no seu posto de trabalho, quando deparou que numas das fotografias que lhe foram enviadas se encontrava uma netinha sua num número de dança exibido pela Academia de Dança de Felgueiras. O facto de ver a neta, tão novinha, num palco da grandeza do da Casa do Povo, foi motivo de contentamento e felicidade.

O Sr. Fonseca fica na nossa memória, na nossa convivência cultural, e, um dia, certamente, tal sentimento será sublimado pelas gentes da Longra. Bem o merece!

Informamos que o corpo encontra-se em câmara ardente, na cripta da Igreja da Lixa, e que o funeral realiza-se amanhã, dia 12 de Maio, pelas 18h30, na Igreja da Lixa, e segue para o cemitério de Friande, sua terra natal.

À D. Fernanda (sua esposa), aos seus filhos e demais família endereçamos os nossos sentidos pêsames.