quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Estatuto Editorial

1.º - O Jornal Vila da Longra está devidamente registado quanto ao seu espaço na blogsfera.
2.º - O Jornal Vila da Longra é um espaço aberto a toda a gente, sem excepção; é um espaço plural e democrático.
3.º - O Jornal Vila da Longra é totalmente independente em relação ao poder político e aos partidos políticos, bem como a grupos e organizações a nível religioso, económico, cultural, desportivo ou social, não obstante as opções individuais dos elementos do seu Corpo Redactorial.
4º - O Jornal Vila da Longra tem como principal missão informar e dar opinião sobre a Vila da Longra, não só no aspecto restrito do referido espaço geográfico, como a nível do seu contexto no concelho e no país.
5.º - O Jornal Vila da Longra privilegia a valorização da comunidade longrense, respeitando as diferenças de opinião e condição sócio-económica dos seus leitores, considerando que o importa é criar pontes de diálogo, de entendimento e de colaboração, para bem da comunidade.
6.º - O Jornal Vila da Longra rejeita e combaterá a intriga e não responde a críticas do género, a não ser em casos extremos, preferindo, antes, se vier a ser o caso, remetê-los para o seu gabinete jurídico.
7.º - O Jornal Vila da Longra não opta pelo seu anonimato e condena a atitude de quem o faz, porque em todos os meios de informação e de opinião cabe aos eventuais visados o direito de se defenderem cabal e dignamente, conforme a legislação em vigor.
8.º - O Jornal Vila da Longra não opta por comentários – anónimos ou identificados –, porque esse fenómeno gera discursos infundados e irracionais e cria grandes embaraços aos administradores dos blogues, onde a intriga, o “bota-abaixo”, o subterfúgio e a habilidade informática, para além de eticamente condenáveis, poderão comprometer criminalmente a posição de quem edita o blogue. Os leitores que queiram participar com escritos no nosso blogue podem mandar os seus textos para o nosso e-mail de correspondência: jornalviladalongra@gmail.com Só em caso extremos, quando estiver em causa a integridade ou a posição do autor, é que admitimos a não revelação do seu nome, através da designação “leitor devidamente identificado”. Mas a excepção não fará a regra e o autor terá de ser da inteira confiança do nosso Corpo Redactorial.
9.º - O Jornal Vila da Longra, como se refere no ponto anterior, aceita a colaboração dos seus leitores. Aceita informação, sugestões, opinião, crítica construtiva e o debate, numa atitude positiva de se contribuir para o Progresso, Desenvolvimento e Cultura da Vila da Longra.
10.º - O Jornal Vila da Longra advoga que a crítica e o debate, sérios e fundamentados, sejam encarados como forma de ampla democraticidade dos actos e decisões da comunidade.