terça-feira, 14 de abril de 2009

Eventos mais importantes da Casa do Povo da Longra no presente mandato (triénio), até à data

2006
NOVEMBRO
21
Concerto de Santa Cecília, pelo Conservatório de Musica de Felgueiras.

DEZEMBRO
09 a 23 1ª Feira do Livro da Vila da Longra, nas instalações da Associação.

2007

FEVEREIRO
03 Homenagem nacional a José Afonso,“Somos Nós os Teus Cantores”, na passagem do 20.º aniversário após a morte do poeta/cantor/compositor, em parceria com a Associação José Afonso.
Participaram, da parte artístico-musical, os cantores Francisco Fanhais e Tino Flores; grupos “Erva de Cheiro” e AJAFORÇA; a banda Hyubris e o actor Fernando Soares. Nos debates e exposição, estiveram Alípio de Freitas (professor universitário), Alexandre Manuel (jornalista e ex-deputado), Paulo Alão (músico) e, entre outras figuras, os filhos de Adriano Correia de Oliveira, Isabel e José Manuel.

20 Carnaval e Entrudo da Vila da Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.


MARÇO
11 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

ABRIL
25 a 01 de Maio

Semana Cultural “Viver em Liberdade” (Concerto “Memórias de Coimbra”, por um grupo de antigos estudantes de Coimbra, do tempo do Estado Nono; peça de teatro “O Incorruptível”, de Hélder Costa, pelo actor profissional Gil Filipe; debate sobre a Guerra Colonial; exposição; lançamento de livros e sessão de Escrita Criativa para crianças; entre outras actividades)

JUNHO
09 Abertura do II Encontro de Teatro da Vila da Longra, com “Cama para Outro”, pelo Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra.

10 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

30 Festival de Folclore da Vila da Longra, promovido por esta Casa do Povo, que contou com a participação de

JULHO
01 Homenagem nacional ao Musicólogo Padre Luís Rodrigues
Actuação do Coro de S. Tarcísio (Porto), com 50 elementos, a par do Coro Gregoriano do Porto, com 20 membros. Conferência, por Frei Geraldo, monge beneditino e professor universitário jubilado, de nome próprio José Amadeu Coelho Dias.

01 IV Prova de Cicloturismo da Vila da Longra, nossa colaboração com a Associação de Cicloturistas de Felgueiras.

13 “Coisas de Artistas”, evento de dança, música e teatro, pela Academia de Dança de Felgueiras.

14 Sessão do II Encontro de Teatro, “Aqui há Fantasmas”, pelo Teatro Experimental de Meinedo (Lousada)

AGOSTO
04 Sessão do II Encontro de Teatro, “O Camaleão e as Batatas Mágicas”, pelo Teatro PésnaLua (Felgueiras).

SETEMBRO
09 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

15 Sessão do II Encontro de Teatro, “O Contador de Histórias”, pela Companhia de Teatro do Vale do Sousa.

OUTUBRO
04 e 05

Homenagem nacional a Adriano Correia de Oliveira, “Canto Livre por Adriano”, na passagem do 25.º aniversário da morte do cantor, em parceria com a Associação José Afonso e com o patrocínio da Caixa Agrícola Mutuo.
Exposições, debates, lançamentos de livros, grande concerto musical com artistas. Estiveram, da parte artística, Manuel Freire, Vitorino, Carlos Alberto Moniz, Luanda Cozetti e Norton Daiello (Couple Coffee), o grupo “Cantaremos Adriano”, o Conservatório de Música de Felgueiras e os actores Cristiana José e Fernando Soares. Incluiu-se no evento a sessão do II Encontro de Teatro, “As Mulheres de Atena”s, pelo Teatro-Ensaio Raul Brandão (Guimarães).
Da parte das exposições, debates e lançamentos de livros estiveram: Helena Afonso (filha de José Afonso), Alípio de Freitas (professor universitário), João Mário Mascarenhas (Biblioteca-Museu República e Resistência), Paulo Sucena (professor universitário), os cantores Manuel Freire e Vitorino, entre outros.

DEZEMBRO
09
Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

2008

FEVEREIRO
05 Carnaval e Entrudo da Vila da Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

MARÇO
09
Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

15 Espectáculo de Dança da Casa do Povo da Longra .


ABRIL
11
Exposição de Fotografia “Metades de Mim”, de

24 Sarau Cultural “Viver em Liberdade”
Actuação do grupo “Nova Oficina de Teatro e Coral de Lousada”, com 30 elementos e dirigido e encenado por Capitolina Oliveira, com o tema “25 de Abril – 34 anos depois”, bem como o cantor José Silva e o Teatro PésnaLua, encenado por Cristiana Rodrigues.

JUNHO
01 a 08
Comemorações do Dia Mundial da Criança.
Homenagem à cantora jovem Ana Rita, nos seus 10 anos de carreira; actuação da Academia de Dança de Felgueiras; criação do Concurso Literário Infanto-Juvenil Fausto Quintas; Feira do Livro; apresentação de um livro e sessão de autógrafos.

08 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande, que incluiu a atribuição dos prémios do Concurso Infanto-Juvenil Fausto Quintas.

08 Abertura do III Encontro de Teatro da Vila da Longra, com “Que maravilha de moça, hãn?!”, pelo grupos de alunos da Escola Secundária de Felgueiras.

13 Sessão do III Encontro de Teatro, com “O Sr. Outono e o Lagarto Amigo das Palavras” e “Sorte Grande”, pelos grupos de alunos e o dos professores da Escola Secundária de Felgueiras, respectivamente.

14 Sessão do III Encontro do Teatro: “A Libelinha Perna-Fina” e a “Rainha do País dos Frutos”, pelo grupos de alunos da Escola Secundária de Felgueiras.

21 Sessão do III Encontro de Teatro: “Palavras Cor-de-Rosa”, “Servo Cruel” e “O Sr. Doutor e o Parolo”, pelos grupos de alunos da Escola EB2 D. Manuel Faria e Sousa, de Felgueiras.

26 Sessão do III Encontro de Teatro: “Lixo”, pelo Grupo de Teatro Amador “Turma da Noite” (Cinfães).

29 Participação etnográfica no Cortejo das Flores na Festa concelhia ao S. Pedro, ao Monte de Santa Quitéria (Felgueiras)

JULHO
05 Festival de Folclore da Vila da Longra, promovido por esta Casa do Povo, que contou com a participação de

AGOSTO
02
Sessão do III Encontro de Teatro: “O Noviço”, pelo Grupo da Paróquia de Santa Marinha da Pedreira (Felgueiras).

03 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

SETEMBRO
14 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

OUTUBRO
04 Sessão do III Encontro de Teatro: “A Paixão de Cristo”, pelo grupo de teatro MacPiremo, das paróquias de Macieira da Lixa, Pinheiro, Moure e Refontoura (Felgueiras).

19 Convívio de Encerramento de Cicloturismo do Norte, colaboração com a Associação de Cicloturistas de Felgueiras.

NOVEMBRO
22 Sessão de Encerramento do III Encontro de Teatro: “Ladra Que Rouba Ladra Não Merece Pancada”, pelo Grupo de Teatro da Casa do Povo da Longra.

DEZEMBRO
12
Concerto de Natal, pelo Conservatório de Música de Felgueiras

14 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

2009

JANEIRO
11
Teatro: “O Nascimento do Salvador”, pelo grupo de teatro MacPiremo, das paróquias de Macieira da Lixa, Pinheiro, Moure e Refontoura (Felgueiras).

FEVEREIRO
20
Concerto do Carnaval, pelo Conservatório de Música de Felgueiras.

24 Carnaval e Entrudo da Vila da Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.
Organizado concurso individual e por grupo de caretos e concurso, para as escolas oficiais de ensino do concelho, do melhor grupo de figurantes no desfile.


MARÇO
08 Feira Popular e Tradicional da Vila Longra, em co-organização com as Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande.

21 Concerto da Páscoa, pelo Conservatório de Música de Felgueiras.