terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Carnaval Vila da Longra

A Vila da Longra vai organizar, pelo décimo primeiro ano consecutivo, a sua festa de Carnaval, que já se tornou a maior do concelho, ao registar, de ano para ano, uma adesão cada vez mais participada de visitantes, de e de fora de Felgueiras. No ano passado, segundo estimativas oficiais, o evento alcançou o seu maior record de sempre: 12 mil pessoas.

A organização – todos os anos constituída pela Casa do Povo da Longra e pelas Juntas de Freguesia de Rande, Pedreira e Sernande – tem como objectivo, em 2009, manter, pelo menos, o mesmo número elevado de visitantes. Ao mesmo tempo, os organizadores reafirmam a filosofia traçada há um ano: sem descurarem excessivamente a “escola brasileira” – dominante no espectro das festas carnavalescas portugueses -, pretendem que o Carnaval da Longra se torne, gradualmente de ano para ano, uma festa cada vez mais portuguesa, ao encontro das tradições milenares de Portugal, de que faz parte o Entrudo português.

Para isso, este ano foram introduzidas novidades no programa, nomeadamente a realização de sete concursos durante o corso carnavalesco, que terá início às 15 horas, a partir das instalações da antiga fábrica “Metalúrgica da Longra” até ao cruzamento da partilha de Rande com Sernande (ida e retorno). Mais uma vez, irão desfilar centenas de figurantes, onde a crítica social, política e a dos costumes não ficará alheia nas manifestações artísticas do evento, bem como nos carros alegóricos e outros adereços carnavalescos. À noite, pelas 20 horas, terá início a leitura do Testamento do Entrudo e far-se-á o seu Enterro, a partir das instalações da Casa do Povo, cujo cortejo rumará até ao histórico cruzamento da localidade, acto que será antecedido com a entrega dos prémios dos concursos realizados na parte da tarde.

Assim sendo, são os seguintes os concursos promovidos:

a) Concurso de Desfile de Escolas do Concelho: subdivido em cinco faixas escolares, elegerá a melhor turma dos Jardins de Infância, a melhor do 1.º e a do 2.º ciclos do ensino básico, a melhor turma do ensino secundári e a do ensino superior.

b) Concurso Individual e Colectivo de Caretos (os dois, pelo menos, com máscara): abertos a toda a gente, com prémios para o 1.º até ao 3.º melhores classificados em cada concurso. O júri dará preferências aos trajes completos de caretos, aos que tenham conteúdo crítico social e/ou similar com assuntos da actualidade local e/ou nacional e aos que forem mais ao encontro do tradicional Entrudo português.

A participação carece de prévia inscrição (gratuita) dos interessados, que deverão fazê-lo até ao próximo dia 20.
A organização