quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Discurso de tomada de posse de Inácio Ribeiro como Presidente da Direcção da Associação Empresarial de Felgueiras | 6 de Agosto de 2008

Agradeço o convite do amigo Inácio Ribeiro para estar presente na tomada de posse dos novos órgãos sociais da Associação Empresarial de Felgueiras, na qual passou a ser o seu Digníssimo Presidente da Direcção. Por razões particulares, não me foi possível estar presente no evento, com muita pena. Porém, gostaria de aproveitar este espaço para lhe desejar os votos sinceros de sucessivos para que conheça os melhores êxitos no cargo a que ora foi desafiado a presidir.
Ao mesmo tempo, transcrevemos o discurso do novo presidente na tomada de posse.
JCP

Exmos. Senhores Membros da Mesa da Assembleia-Geral da AEF,
Exmos. Senhores Membros da Direcção da AEF,
Exmos. Senhores Membros do Conselho Fiscal da AEF,
Senhores Associados,
Meus Senhores e Minhas Senhoras.

Neste momento solene de tomada de posse dos novos Órgãos Sociais da AEF – Associação Empresarial de Felgueiras, para o triénio Julho de 2008 a Julho de 2011, permitam-me cumprimentar os Órgãos Sociais que hoje cessam funções, nas pessoas titulares dos respectivos cargos, nomeadamente os Srs. Membros da Mesa, da Direcção e do Conselho Fiscal.
Muito em particular, não poderei deixar de dirigir uma palavra de grande apreço para com o Sr. João Carvalho, que na qualidade de Presidente da Direcção da Associação Empresarial de Felgueiras a transformou na sua actual dimensão física e merecedora do reconhecimento e crédito, que todos conhecemos e reconhecemos e, da qual é absolutamente indissociável.
Tudo faremos para continuarmos a engrandecer esta magnífica obra que é a AEF – Associação Empresarial de Felgueiras.
A nossa consideração e respeito para com os construtores do que é hoje a AEF é e será sempre o máximo.
Quando me lançaram o desafio de me candidatar a Presidente da Direcção da AEF – Associação Empresarial de Felgueiras, coloquei uma condição “sine qua non”, que era a do total respeito pela obra e integração, neste Novo Projecto, daquelas que dedicaram grande parte das suas vidas a esta casa. Refiro-me mais particular e concretamente ao Sr. João Carvalho que nas últimas décadas, muito bem, dirigiu os destinos da AEF – Associação Empresarial de Felgueiras.
Essa integração, que para além do Sr. João Carvalho, faço questão que inclua todos os sócios que à sua semelhança tiveram um papel distinto na vida da AEF.
Naturalmente que já estou a falar-vos de um Novo Projecto para a AEF, que à semelhança do Sr. João Carvalho, que nos anos 70 e 80 a projectou para o início do Século XXI, nós pretendemos projecta-la para as próximas décadas.
Este Novo Projecto, passa naturalmente por uma reformulação interna, inclusive ao nível estatutário, nomeadamente quanto à sua Missão, Objectivos e Estratégias a seguir, bem como a natural criação de novos órgãos de cariz consultivo e de acompanhamento do normal desenvolvimento da vida da AEF.
A nossa vontade é e o convite fica desde já feito, que a partir de hoje ao Sr. João Carvalho, seja atribuído o estatuto de Presidente Honorário, pela honra que lhe é devida e pelo reconhecimento pela obra feita ao longo de tanto tempo da sua vida, intensamente dedicada à AEF – Associação Empresarial de Felgueiras, muitas vezes com sacrifícios pessoais e até familiares.
Em termos externos este Novo Projecto para a AEF, que sucintamente apresento as linhas gerais, passa pelo alargar, aprofundar e intensificar a representatividade de todos os sectores empresariais que no nosso concelho desenvolvem as suas actividades económicas, reorientando-a para a industria e para os serviços. Desta forma, entendo que Felgueiras e os seus agentes económicos ficarão naturalmente a ganhar.
Em termos institucionais, desenvolver o melhor e o mais profundo possível, relações de cooperação e parceria, entre os diversos sectores da nossa economia, bem como assim, dos seus agentes representativos ou tutelares, nomeadamente locais, regionais ou nacionais.
Pretendemos, a breve prazo, apresentar um Plano Estratégico para a AEF, cujo horizonte temporal se situe entre os seis e os dez anos.
Para a elaboração e construção daquele que será o nosso Plano Estratégico, nosso da AEF, naturalmente que contamos com a preciosa colaboração daqueles que com a sua vida, empenho e experiência construíram a actual AEF.
É nossa intenção que a apresentação do Plano Estratégico para a AEF seja feita em acto público, para o qual pretendemos, naturalmente convidar todos os sócios, bem como todas as entidades, públicas ou privadas, com quem a AEF se relaciona.
Não poderia deixar passar esta oportunidade, para dirigir uma palavra de muito apreço para com os colaboradores da AEF – Associação Empresarial de Felgueiras, que fazem dela uma referência quanto ao elevado nível de qualidade dos serviços que prestam.
Quanto aos Órgãos Sociais cessantes, uma palavra de apreço e admiração sobretudo na pessoa do Sr. João Carvalho, pela elevada dedicação e empenho que colocou durante grande parte da sua vida, na construção do que é hoje a AEF e, naturalmente, pelas razões já invocadas, deixar bem claro que contamos com a sua experiência para fazer da Associação Empresarial de Felgueiras uma organização ainda maior.
A todos quantos hoje tomam posse, manifestar desde já a minha total disponibilidade, empenho e compromisso de que tudo farei para que todos comunguemos das preocupações e decisões fundamentais para AEF, para que todos nós possamos exigir de nós, dedicação e empenho e assim continuar a construir a AEF, pois que este é um projecto que jamais estará acabado, mas sim será aquilo que todos nós quisermos que ele seja.
A todos um bem-haja e um muito obrigado.