quarta-feira, 23 de julho de 2008

Sábado, 21,30 horas | CP Longra | Abertura do II Acto do III Encontro de Teatro da Vila da Longra | Grupo de Cinfães aborda os sem-abrigo


Este sábado vai dar início, na Sala de Espectáculos da Casa do Povo da Longra, pelas 21,30 horas, a segunda fase do III Encontro de Teatro daquela vila 2008, que é co-organizada pela referida associação, pelo Teatro PésnaLua, pelo Grupo de Teatro da Pedreira, pela Escola Secundária de Felgueiras e pela Escola EB2 D. Manuel Faria e Sousa.
Depois do grande sucesso que foi primeira fase do encontro, realizada no mês de Junho, e que envolveu cerca de uma dezena de peças por parte de escolas (alunos e professores), desta vez será o Grupo de Teatro Amador Turma da Noite, de Cinfães, a abrir o certame, este sábado, pelas 21,30 horas. “Lixo” é o título da peça, da autoria de Francisco Nicholson. No dia 2 de Agosto, o Grupo de Teatro da Pedreira levará à cena “O Noviço”, de Martins Pena.
A propósito da peça deste sábado, “Lixo”, pelo grupo de Cinfães, Alfredo Silva, responsável do mesmo, considera: “Esta peça tem uma temática real e é plena de actualidade; visa a marginalidade, os desequilíbrios sociais e a solidão, problemas quotidianos e bastante preocupantes, não só pela sua gravidade, mas também pela banalidade com que, cada vez mais são encarados. Expressa numa linguagem fluida e contemporânea, esta história conta-nos a vida de dois homens e uma mulher sem-abrigo, excluídos da sociedade, talvez por opção ou por não terem outra escolha. E é no auge desta abordagem que surge uma série de questões sobre o papel que deverá assumir a sociedade para com estes indivíduos: Indiferença? Arrogância? Pena? Tolerância? Solidariedade? Não percam a história”