terça-feira, 4 de março de 2008

Voto de Louvor à Casa do Povo da Longra

"Longra: Capital Concelhia da Cultura"
"Carnaval da Longra, o maior do Vale do Sousa"

Eduardo Teixeira, da bancada do PSD na Assembleia Municipal, levou à última sessão do hemiciclo - realizada no passado dia 28 - um Voto de Louvor à Casa do Povo da Longra, pela meritória acção cultural que esta prestigiada associação do concelho proporciona. O voto é extensivo às três juntas de freguesia que compõem a Vila da Longra - Rande, Pedreira e Sernande, entidades que, habitualmente, colaboram com a Casa do Povo.
O Voto de Louvor foi aprovado por maioria - 45 votos a favor, das bancadas do PSD, do PS e de 1 do movimento SP, e 9 abstenções, todas da bancada do SP.
Lemos Martins, líder do movimento SP, justificou a abstenção do seu grupo parlamentar. Disse que a sua bancada reconhece a meritória actividade cultural da Vila da Longra mas que não pode reiterar os modos proferidos por Eduardo Teixeira na proposta do respectivo Voto de Louvor. Mesmo assim, David Queirós (SP) quebrou a orientação de sentido de voto da sua bancada, ao votar favoravelmente o documento.
A seguir transcrevemos o texto do Voto na íntegra. Entre outras referências positivas, Eduardo Teixeira refere-se ao Carnaval Vila da Longra como o "maior do Vale do Sousa"!

VOTO DE LOUVOR



Venho aqui, neste hemiciclo, prestar tributo e fazer uma proposta de Voto de Louvor, em homenagem à Vila da Longra , que, inquationavelmente, é hoje um pólo atractivo de iniciativas culturais por execelência – ou seja, a Capital Concelhia da Cultura, mercê do dinanismo e vivacidade das suas forças vivas, como a Casa do Povo da Longra, associação que tem proporcionado, e com pouquíssimo dinheiro, activiades de grandeza nacional. Por exemplo, eventos de palco, de espectáculos, debates, exposições e demais iniciativas, que são realizadas fruto da entrega e abnegação dos seus dirigentes e agentes culturais. Uma parte das vezes em parceria e com a colaboração das Juntas de Freguesias que compõem a Vila da Longra – Rande, Pedreira e Sernande.
De facto, a Casa do Povo da Longra, praticamente sem apoios do Estado, e que da Câmara não recebe um cêntimo sequer de subsídio ou patrocínio, ao invés de que acontece com outras associações menos merecedoras mas controláveis a nível do poder político municipal.
No capítulo dos eventos feitos com a as referidas Juntas, saliente-se o Carnaval da Longra, que veio para ficar e já é o maior do Vale do Sousa, ao contrário de outros, nomeadamente o Carnaval abrasileirado da cidade de Felgueiras, altamente patrocinado pela Câmara, e que morreu à nascença, porque servia interesses de promoção político-pessoal.
Assim, venho propor o referido Voto de Louvor e que seja dado conhecimento à Casa do Povo da Longra e às três Juntas de Freguesia – Rande, Pedreira e Sernande.

O Grupo Parlamentar do PSD/Felgueiras
Eduardo Teixeira