quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Vídeo do Carnaval da Longra 2008 | Mais de 10 mil pessoas no evento

Carnaval da Longra - vídeo acompanhado com

músicas populares de Adriano Correia de Oliveira

Os elementos da organização do Carnaval da Longra de 2008 não me irão levar a mal se eu noticiar aqui, numa atitude não oficial e nem sequer oficiosa, a conversa que tiveram com a GNR de Felgueiras presente, em serviço, no corso do Carnaval deste ano. Os militares garantiram, pela experiência e sabedoria que possuem, que estiveram muito mais do que 10 mil pessoas no referido cortejo.

Eu adiantei mais de 10 mil participantes. Quis deitar "por baixo" a fasquia, dado não ser omnipresente. A GNR tem outros meios, tem melhor capacidade física e autoridade para se movimentar rapidamente de um lado para o outro. Logo tem mais facilidade de fazer o cálculo mais aproximado da realidade dos números, mas mais para cima do que para baixo. Ainda bem! Ficam todos de parabéns.

Na minha função de jornalista, pelo menos, com mais de 15 anos de currículo, já fiz cobertura de muitos jogos de futebol primodivisionário. Como tal, habituei-me a fazer cálculos sobre números de multidões nos estádios, em jogos importantes, como do Benfica, FC Porto, Vitória de Guimarães, selecção de Esperanças de Portugal, entre outros clubes. Sem esquecer o saudoso FC Felgueiras. Sempre soube distinguir o número de assistentes sentados do número dos de pé. Uma diferença bem grande!

Sendo assim, e - torno a dizer - a jogar pelo seguro, quantas pessoas não estiveram no Carnaval da Longra, de tarde? Ali, de pé, nos passeios, não obstante a chuva miudinha. Desde o Café Juventude até às antigas instalações da Metalúrgica da Longra. Não foram vários milhares, mas muitos, muitos e muitos milhares de pessoas! Felizmente!

Acho que todos estão de parabéns. A organização e todos aqueles que trabalharam para o engrandecimento da Vila da Longra e do Concelho (afinal, somos todos felguirenses, ou não?!), ao arrastar-se para esta antiga "coutada de republicanos" - no dizer dos irmãos Sarmento Pimentel, já falecidos - uma multidão enorme.

De parabéns estão, também, todos aqueles que entraram generosamente, com espírito associativo, no corso e no Entrerro do Entrudo. De parabéns estão, ainda, as humildes e laboriosas gentes que assistiram aos cortejos - de todas as partes do Concelho e de fora dele -, bem como todas as pessoas que durante 11 anos contribuiram para a consolidação da tradição (ninguém, certamente, andará aqui a disputar méritos tribais mas de boa mente e de forma nobre e elevada, como deve ser o associativismo).

Aqui fica o meu registo pessoal, que, certamente, é reiterado por todos que este ano viveram o Carnaval da Longra 2008.

Para o ano há mais! Há que manter a pujança do evento!

  1. JCP